Um portfólio é a apresentação de todos os elementos que mostram suas habilidades em uma área específica. É o que acompanha o currículo com os trabalhos que você tem realizado. Mesmo que um portifólio não deva ser muito longo, ele deve ter pelo menos o suficiente para mostrar todos os talentos e fazer com que o empregador possa ter uma idéia das suas capacidades. Esta ferramenta é mais usada por designers gráficos, artistas, fotógrafos, arquitetos e por alguns administradores da empresa.
Passo 1: Selecione todo os trabalhos que você já fez e classifique-os por área.
Exemplo: Um portfólio de um designer gráfico pode trazer conteúdos de designe web, design impressos, anúncios, fotografias, entre outros.
Passo 2: Compare uns com os outros para ver qual deles é melhor e escolha os mais impressionantes e criativos.
Passo 3: Ajuste sua escolha conforme o tipo de trabalho que você está procurando.
Passo 4: Dê um contexto a cada trabalho selecionado e organizando do mais importante para o menos importante, de acordo com a vaga para a qual você vai se candidatar.
Passo 5: Se seu portifólio é digital, pode disponibilizá-lo em um site ou redes sociais para que mais pessoas possam ver seu trabalho. Agora, se prefere em físico, organiza uma pasta e tente não mostrar mais do que um trabalho por página.